Só quem sofre para encontrar bons materiais sabe da importância de uma ferramenta como o Material Maker. Venha comigo explorar a criação procedural de materiais nesse app gratuito e de código aberto.
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O Material Maker é uma maravilhosa ferramenta de autoria de materiais PBR (Physically Based Rendering) procedural, baseada no Godot Engine (que também é fantástico e farei muitos tutoriais e cursos sobre ele em breve).
Funciona mais ou menos assim: combine nós — funções que recebem parâmetros e que criam, processam ou transformam texturas, gerando uma ou mais saídas — e, com isso, o material é gerado e pode ser exportado para os motores de jogo Godot, Unity e Unreal.
O Material Maker é muito especial porque disponibiliza mais de 200 nós. Novos nós podem ser criados conectando e agrupando os existentes ou descrevendo-os em GLSL.
Ele ainda tem uma opção muito interessante que ainda não testei e, assim que o fizer, postarei um ou mais vídeos sobre. Essa opção é a de pintura de materiais PBR em modelos 3D. Fantástico, né?
Outro diferencial está no site, que pode ser usado para navegar pelos materiais e pincéis criados pela comunidade e abri-los no Material Maker. O legal é que você pode remixar esses materiais de terceiros ou ainda compartilhar os seus próprios com o pessoal, ajudando a comunidade a crescer.
Assista ao vídeo e aprenda agora!
Sumário
- 00:00 Onde baixar o Material Maker
- 01:59 Opções de materiais para download
- 03:59 Conheça a interface do Material Maker
- 09:33 Criando um material na prática
- 18:20 Como salvar e exportar materiais
- 19:53 Como importar referências
- 23:43 Conexão direta com o site