Categorias
Aprendizagem

Em tempos difíceis, a arte poderá te ajudar.

Dicas de promoções de apps e de cursos gratuitos durante a pandemia. Confira! #fiqueemcasa

Se preferir, ouça em áudio clicando no quadro acima. Aproveite e siga o podcast!

É… infelizmente um ano se passou e a pandemia só piora… infelizmente há muitos erros sendo cometidos e muita falta de empatia também. O que posso fazer nesse momento é te pedir que, se possível, fique em casa e que, caso não seja possível, se cuide.

Pensando nas duas situações, vou compartilhar nesse vídeo algumas opções bem interessantes para te ajudar a produzir arte, pois ela tem o poder de acalmar a mente, o corpo e te ajudar a colocar todos os sentimentos bons e ruins para fora. Vamos lá!

Há, também, a opção de assistir em vídeo, clique no quadro acima para iniciar a reprodução. Aproveite e se inscreva em meu canal no YouTube para mais atualizações. Obrigado!

Primeiro, quero indicar um pacote de aplicativos chamado Affinity da Serif. Escolhi falar primeiro dessa suíte porque ela pode ajudar os artistas e designers que viram uma queda na receita por causa da pandemia e não conseguem manter a assinatura da Creative Cloud da Adobe. A bem da verdade, um mês de assinatura do pacote Adobe paga a compra do da Serif com atualizações gratuitas e sem necessidade de mensalidade.

Vale lembrar que não ganho comissão por indicar nada nesse vídeo, só quero te dar opções para resolver seus problemas ou para que você aprimore seu aprendizado.

Acessando o site da Serif, o link está na descrição desse vídeo (https://affinity.serif.com/pt-br/), você conhecerá três aplicativos, o Photo, o Designer e o Publisher. Se for para comparar, o Photo seria equivalente ao Photoshop, o Designer equivalente ao Illustrator e o Publisher equivalente ao InDesign.

Gosto muito de usar o termo equivalencia porque aqui não houve plágio. A Serif não é uma empresa que copiou a Adobe. Ela só ofereceu uma alternativa e essa alternativa é, sinceramente, a melhor que possuímos atualmente. Você conseguirá trabalhar de uma forma bem profissional e entregar suas demandas com a mesma qualidade, e até agilidade, que conseguiria com o pacote da Adobe. A curva de aprendizado é baixa, rapidinho você se acostuma, e até se impressionará com a usabilidade.

Ainda farei muitos cursos e tutoriais sobre a suíte Affinity e, é claro, não me esquecerei de você caso opte por continuar com a Adobe. Mas o motivo dessa indicação entrar nesse vídeo é que a Serif, pela segunda vez desde o início da pandemia, está disponibilizando gratuitamente por 90 dias todos os aplicativos do pacote. Sim, isso mesmo, você poderá baixar e instalar em seu computador, entregar todos os seus trabalhos e não pagar nada por isso por 3 meses. Não há limitações nessas versões, os aplicativos são completos. Mais bacana ainda é que, se você gostar, poderá adiquirir cada um deles com 50% de desconto do valor original. Realmente, achei uma bela atitude dessa empresa e achei interessante falar isso contigo.

Para você que não é profissional e só quer aprender e não tem condições de pagar uma assinatura, também é uma boa pedida. Até porque no canal do YouTube (https://www.youtube.com/user/AffinitySuite) da Affinity há mais de 50 vídeos, que eles chamam Affinity Creative Sessions, com a participação de vários profissionais de diversas áreas criativas que mostram não só o uso dos aplicativos como também dão dicas de fluxo de trabalho e de processo criativo.

Mudando de assunto, outra empresa que está fazendo, pela segunda vez, uma ação de liberar cursos de forma gratuita para te incentivar a criar arte e ficar em casa é a Domestika. Para quem não conhece, é uma plataforma que vende cursos on-line e conta com a participação de bons profissionais do mercado criativo. Dê uma passadinha no link que deixo na descrição desse vídeo (https://www.domestika.org/fiqueemcasa) e veja os cursos que ela deixou livre para você.

Bem, claro que posso contribuir com mais e tenho feito isso. Desde que toda essa situação começou, tenho atualizado semanalmente meu canal com vídeos educativos e em março do ano passado publiquei em meu site um guia para pais que estão com as crianças em casa e desejam proporcionar horas de diversão e aprendizado em diversas áreas. Se esse é seu caso, vale a pena dar uma conferida, pois o conteúdo continua atual. (https://js.art.br/criancas-em-casa/)

Para finalizar, tenho contribuído e tornado reais vários projetos e um deles acaba de ser lançado. Falo do “Já Pensô?”, que é um projeto de extensão do CEFET-MG e no qual atuei como consultor audiovisual, guiando os alunos pelo mundo da animação e produção de vídeos. Também animei e criei a trilha sonora da vinheta de abertura. Aproveire, já se inscreva e compartilhe, muita informação boa e científica virá de lá. (https://www.youtube.com/channel/UCgyuURnwBI6qOxw0fua9vEw)

Bem, com esse conteúdo, espero que você tenha sido agraciado e sinta vontade de criar algo. Se isso acontecer, ou se tiver mais dicas de opções de criação durante a pandemia, deixe nos comentários que terei prazer em curtir e divulgar.

Espero, do fundo do meu coração, que toda essa tragédia para a humanidade acabe o quanto antes e que você e os seus saiam ilesos e com muita saúde.

Um forte abraço, até o próximo vídeo e tchau!

Por Julio Sardinha

Olá, 100%? Sou Julio Sardinha, artista digital, adoro compartilhar experiências de aprendizagem e sou conhecido por transformar ideias e sonhos de pessoas em realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

28 − 18 =