Categorias
Eventos

Evento – Astronomia em Tempos de Isolamento

Quando achei que fechar o Terça Astronômica já tinha sido o suficiente, recebi uma outra missão do GEDAI, confira!

Para que não conhece, Terça Astronômica é um projeto de extensão do CEFET-MG proposto pelo Grupo de Estudo e Divulgação em Astronomia Intercampi (GEDAI) que oferece à comunidade interna e externa palestras nas áreas de Astronomia, Cosmologia e Educação Ambiental seguidas por observação astronômica com telescópios.

É um projeto incrível e tenho honra de fazer parte desde o início. No final de 2019, fiz minha palestra e você pode tanto ler sobre quanto assistir por esse link: Criatividade e Arte na Astronomia.

Acontece que todas as palestras eram feitas de forma presencial, nos auditórios da instituição e transmitidas ao vivo para o YouTube. Só que, em 2020, veio a pandemia e, consequentemente, o isolamento social.

As informações de visibilidade de objetos celestes naquele momento eram exibidas e diversos momentos da transmissão.

Diante disso, começamos a pensar numa forma de continuarmos com o mesmo formato, só que totalmente virtual. O principal desafio seria viabilizar a observação astronômica ao final de cada palestra e — como arrumar soluções para problemas complexos é minha especialidade — recebi da “força” essa missão. Também tinha que provar era possível palestrar e oferecer ferramentas práticas para que a dinâmica do evento fosse preservada.

Área de cobertura do GEDAI em MG. Agora, com as transmissões ao vivo, apliamos ainda mais o acesso para o Brasil e o mundo!

Portanto, iniciei minhas pesquisas e o resultado foi a primeira trasmissão ao vivo mostrando, de uma forma bem lúdica, o que cada integrante do GEDAI estava “aprontando” durante o isolamento para se manter ativo nos estudos e na divulgação da astronomia.

O resultado você pode conferir no vídeo abaixo (mais para o final tem a observação, se estiver curioso). Que a força esteja com você e que se inspire com as possibilidades:

Por Julio Sardinha

Olá, 100%? Sou Julio Sardinha, artista digital, adoro compartilhar experiências de aprendizagem e sou conhecido por transformar ideias e sonhos de pessoas em realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *