Categorias
Aprendizagem

Tutorial — TDR NOVA, EQ Paralelo Dinâmico gratuito e poderoso

Junto com o Audacity, é a combinação ideal para melhorar o áudio de seu podcast.

Como vai, tudo bem? Espero que sim, pois estou muito feliz. Desde que voltei a produzir vídeos para o canal, recebi alguns comentários bem encorajadores para continuar nessa jornada e, também, tive retorno de alguns projetos que se beneficiaram com meus cursos e tutoriais.

Já no primeiro vídeo de estreia, um minicurso de Audacity para gravação e edição de podcasts, pude ouvir o primeiro episódio do projeto LiteraCast do Pensar Jovem: Fazer Sentido no ar e ainda com a história de Carolina Maria de Jesus!

Com o tempo, outros comentários foram surgindo de pessoas iniciando também seus projetos e eu na torcida para que todos deem certo. É gratificante saber que colaboro mesmo que à distância… essa é a parte boa da tecnologia: conectar pessoas para realizar seus sonhos e desejos.

Diante disso, como disse lá no vídeo do minicurso, irei continuar postando sobre o tema, pois gosto muito (como consumidor e também como criador) de podcasts. Inclusive, assino a edição e consultoria técnica do Salve Ciência do CEFET-MG, um podcast de divulgação científica que, à cada episódio, cresce um pouco mais com assuntos bem interessantes.

Portanto, aqui está minha segunda contribuição para que você melhore ainda mais seu fluxo de trabalho e consiga produzir melhor, mais rápido, com qualidade superior e, o principal, sem gastar nenhum centavo.

Sim, o plugin que vou te indicar agora é gratuito e e oferece qualidade e recursos semelhantes ao mais caros disponíveis no mercado. Estou te falando do Nova, que é um equalizador paralelo dinâmico da Tokyo Dawn Records (https://www.tokyodawn.net/), que é um inovador coletivo de música fundado em 1997 e se destaca por técnicas colaborativas de produção via internet.

Ou seja, pessoas que, além da teoria, vivem a prática musical, desenvolvem ferramentas para solucionar seus problemas e compartilham conosco de uma forma bem sustentável.

Digo sustentável porque eles geralmente oferecem os plugins em duas versões: uma gratuita, mas muito polida e de excelente qualidade, e outra que eles chamam de Gentleman’s Edition, que adiciona novos recursos e é paga. Até aí fica parecendo um método que outras empresas usam como versões demo, né? Mas aqui não, a versão gratuita é suficiente para a grande maioria das pessoas. Geralmente, quem compra a versão GE faz porque gostou tanto da ajuda com a versão gratuita que adquire para ajudar no desenvolvimento.

Dito tudo isso, vamos ao tutorial, que irá direto ao assunto e vai cobrir o necessário para te alavancar na equalização de áudio.

Assista ao vídeo agora

Por Julio Sardinha

Olá, 100%? Sou Julio Sardinha, artista digital, adoro compartilhar experiências de aprendizagem e sou conhecido por transformar ideias e sonhos de pessoas em realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 3 = 1