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Conheça e use uma biblioteca gratuita de modelos base em 3D disponíveis em licença CC0, totalmente livre para uso comercial sem atribuição (mas é claro que ela é bem-vinda).
No vídeo, eu ensino como importar e criar materiais para os modelos no Blender, app 3D gratuito e muito poderoso. A cobaia é uma fornalha e o link para a foto do fogo que adicionei é: https://unsplash.com/photos/BdTtvBRhOng
Esses modelos servem como base para construção de outros, ou podem ser utilizados como estão, em:
- Games
- Apps
- Filmes
- TV (comerciais e programas)
- Arquitetura
- Impressão 3D
- Realidade aumentada ou virtual
- Websites
Já há disponíveis uma boa quantidade de modelos e essa coleção irá crescer semanalmente, segundo o autor Tim Steer.
Como são de malhas base, não possuem texturas e a densidade de polígonos é baixa. Isso ajuda demais no processo criativo, pois o produto final passa a ter o seu estilo.
Quando você baixa, o arquivo é compactado (ZIP) e, ao extrair, terá uma versão em OBJ e outra em FBX. Use a que for mais compatível com seu aplicativo. Testei as duas no Blender e abriram muito bem, sem erros.
Exemplo do que o autor já fez com esses ativos: https://www.artstation.com/artwork/vPgzO
Assista ao vídeo e aprenda agora!
Sumário
- 00:00 Introdução
- 00:25 Conheça o site thebasemesh.com
- 00:46 O que é uma Base Mesh (malha base)?
- 01:27 Biblioteca de malhas base
- 02:12 Formatos de arquivo – OBJ e FBX
- 02:53 Licença de uso – CC0
- 03:50 Sugestões de uso
- 04:51 Uso prático no Blender
- 05:18 Como importar OBJ ou FBX no Blender
- 07:25 Como criar e aplicar materiais
- 09:35 Como adicionar um segundo material
- 12:05 Como adicionar uma imagem ao material
- 17:22 O trabalho de Tim Steer
- 18:19 Até o próximo vídeo!