Categorias
Aprendizagem

Civitai: Modelos personalizados para Stable Diffusion

O Civitai é um lugar para aqueles interessados em inteligência artificial (IA) compartilharem e discutirem as técnicas e ferramentas que estão usando para personalizar gerações de IA.

Nesse vídeo, te apresento o Civitai, um catálogo de modelos (checkpoints) de Stable Diffusion que facilita muito o processo de escolha.

Acha que esse vídeo agregou valor em seu aprendizado? Você pode contribuir acessando https://js.art.br/obrigado/ e fazendo um pix de qualquer valor para minha conta. Obrigado!

Ainda mais que isso, o Civitai é um lugar para aqueles interessados em inteligência artificial (IA) compartilharem e discutirem as técnicas e ferramentas que estão usando para personalizar gerações de IA.

Se você é um entusiasta de IA, ou simplesmente quer aprender mais sobre o assunto, o Civitai é o lugar perfeito para você.

Neste site, você encontrará uma comunidade ativa de pessoas compartilhando seus modelos de IA, inversões textuais e muito mais.

Além disso, o Civitai é um ótimo lugar para se conectar e colaborar em projetos de IA com outros entusiastas. Então, se você está interessado em IA e quer fazer parte de uma comunidade vibrante de pessoas compartilhando e aprendendo sobre o assunto, o Civitai é o lugar para você.

Não importa se você é um iniciante ou um profissional experiente, todos são bem-vindos para participar e contribuir com suas ideias e conhecimentos. Então, não perca mais tempo e visite o Civitai hoje mesmo!

Um pouco mais de teoria:

Modelos de inteligência artificial (IA) são programas de computador treinados para realizar tarefas específicas usando dados.

Esses modelos são criados usando algoritmos de aprendizado de máquina, capazes de aprender com os dados que lhes são fornecidos e, em seguida, fazer previsões ou tomar decisões baseadas em novos conjuntos de dados.

Alguns exemplos de tarefas que os modelos de IA podem realizar incluem: classificação de texto, detecção de objetos em imagens, previsão de séries temporais e jogos de estratégia.

Os modelos de IA podem ser treinados usando uma variedade de técnicas e algoritmos diferentes, dependendo do tipo de tarefa que estão sendo treinados para realizar.

A criação e o treinamento de modelos de IA podem ser bastante complexos e exigem conhecimentos em áreas como estatística, matemática e ciência da computação.

Checkpoints de IA

Checkpoints de modelos de inteligência artificial (IA) são pontos de salvamento do estado de um modelo de IA durante o treinamento.

Eles são usados ​​para permitir que o treinamento de um modelo seja interrompido e retomado mais tarde a partir do ponto em que foi interrompido, sem precisar começar do início.

Isso é útil quando o treinamento de um modelo leva muito tempo e pode ser interrompido por diversos motivos, como falhas de energia ou problemas de hardware.

Ao usar checkpoints de modelos, os treinadores de IA podem garantir que não perdem o progresso feito até o momento e podem retomar o treinamento de onde pararam.

Checkpoints de modelos também podem ser úteis para comparar diferentes versões de um modelo, permitindo que os treinadores vejam como o desempenho do modelo mudou ao longo do tempo.

Exemplos de imagens que criei usando o modelo (checkpoint) Papercut disponível no Civitai.
Exemplos de imagens que criei usando o modelo (checkpoint) Papercut disponível no Civitai.

Degradês estéticos

Aesthetic gradients” é uma técnica que pode ser usada para personalizar um modelo de difusão condicionado pelo CLIP, orientando o processo gerativo em direção a estéticas personalizadas definidas pelo usuário a partir de um conjunto de imagens.

Complicou? Facilitarei: Essa técnica pode ser útil para aqueles que desejam criar conteúdo gerado por IA com um visual específico ou estilo, como imagens de arte digital ou fotografias.

A ideia é que, fornecendo ao modelo de difusão exemplos de imagens com a estética desejada, ele possa aprender a criar imagens que se pareçam com esses exemplos e, assim, produzir conteúdo que atenda às expectativas do usuário em termos de aparência e estilo.

A técnica de “aesthetic gradients” pode ser um método poderoso para personalizar modelos de IA e criar conteúdo conforme as preferências do usuário.

Se formos traduzir, a palavra “gradients” seria “degradê”, que é um termo bastante comum em português para se referir a uma transição gradual de uma cor ou tom para outro em uma imagem ou gráfico.

Degradês estéticos” seria uma maneira de se referir a essa mesma ideia, mas com o foco nas características estéticas ou visuais da transição em vez de apenas na cor ou tom.

Assista ao vídeo e aprenda agora!

Sumário

  • 00:00 Introdução
  • 00:54 Conheça o Civitai
  • 03:55 Outra fonte confiável de modelos é o huggingface
  • 05:19 Como selecionar os modelos (checkpoints) no Civitai
  • 08:15 Onde inserir modelos no DiffusionBee
  • 10:43 Como publicar seus modelos no Civitai

Por Julio Sardinha

Olá, 100%? Sou Julio Sardinha, artista digital, adoro compartilhar experiências de aprendizagem e sou conhecido por transformar ideias e sonhos de pessoas em realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *