Categorias
Aprendizagem

Minicurso — Aprenda Pixel Art em 1 hora com o app gratuito Piskel

E hoje é mais um dia de arte digital! Dessa vez, uma arte bem acessível! Creio até que a mais acessível que existe.

Estou falando da Pixel Art. Ela existe desde o início da computação e, para ser sincero, até muuuito antes disso. Se você trabalha com artesanato, verá uma semelhança incrível entre o “gráfico, risco ou padrão” de ponto cruz e a pixel art. Sim, dá para ser digital e, ao mesmo tempo, tradicional. Você pode usar o que vai aprender hoje para criar suas artes no computador, celular ou tablet e transpô-las para o pano. Lembrando que dá para fazer o contrário também. Legal demais, né?

Outra área em que a pixel art é bem famosa, apreciada e muito utilizada é na de videogames. Quem já jogou Pacman, River Raid, Super Mario, Sonic e vários outros mais modernos como Celeste e Katana ZERO sabe do poder que pequenos quadradinhos, muito bem posicionados, possuem.

Portanto, chegou o momento de você também produzir. Que tal? Há muitas opções de aplicativos, na verdade, qualquer software de edição de imagens que possua um pincel para desenhos te permite a criação desse tipo de arte e, pasme, até o poderoso e multifuncional Photoshop é uma das ferramentas mais utilizadas. Só que minha ideia é facilitar e romper as barreiras que você poderá encontrar. Então, para isso, vou te apresentar o Piskel, que é um app on-line, gratuito e de código-aberto voltado para a criação de pixel art. Isso mesmo, você pode criar usando o seu navegador de internet. Mais fácil que isso, impossível, né?

Acesse o link https://www.piskelapp.com/ e você verá a página de entrada. Aqui, já dá sentir a qualidade das produções e ver que até animações são possíveis. Bacana demais esse Mega-man, né? Se quiser criar uma conta, ótimo, assim poderá salvar suas criações nas nuvens. Caso não queria, também poderá continuar. Clique em Create Sprite e você entrará, assim como eu, na interface do app.

Assista ao vídeo e aprenda agora:

Links de outros apps também recomendados:

Aseprite — https://www.aseprite.org/

Pyxel Edit — https://pyxeledit.com/

Pixelorama — https://orama-interactive.itch.io/pixelorama

Pixaki (iPad) — https://pixaki.com/

Pixel Studio (Android) — https://play.google.com/store/apps/details?id=com.PixelStudio&hl=pt_BR&gl=US

Pixilart — https://www.pixilart.com/

GIMP — https://www.gimp.org/

Affinity Photo — https://affinity.serif.com/pt-br/photo/

Photoshop — https://www.adobe.com/br/products/photoshop.html

Agora, inspire-se com algumas pixel arts que já criei:

Por Julio Sardinha

Olá, 100%? Sou Julio Sardinha, artista digital, adoro compartilhar experiências de aprendizagem e sou conhecido por transformar ideias e sonhos de pessoas em realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

65 + = 70